topo.jpg

Linhas de Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA

 

Análise dialógica do discurso (Círculo de Bakhtin)

Congrega projetos de pesquisa que se orientam a partir da dialogicidade da linguagem. Os trabalhos que se inserem nesta linha de pesquisa tem como fundamento teórico o pensamento filosófico do Círculo de Bakhtin e projetam-se na problematização das noções e dos conceitos pensados pelo filósofo da linguagem e seu Círculo. 

 

Discurso, Literatura, Instituição e Mídia

Reúne projetos de pesquisa que se orientam na Análise do Discurso francesa para pensar diversos corpora discursivos a partir de objetos literários, institucionais e midiáticos. Os trabalhos que se inserem nesta linha de pesquisa trabalham com diversas noções e conceitos formulados na Análise do Discurso, tendo como principais interlocutores as produções teóricas de base formuladas por Michel Pêcheux e Michel Foucault, bem como teorias mais recentes formalizadas por Dominique Maingueneau e Patrick Chauraudeau. 

 

Formação e funcionamento discursivos

Os projetos inseridos nesta linha de pesquisa orientam-se na concepção discursiva de analisar as formações e os funcionamentos discursivos em diversos corpora com vistas a observar como são construídos e como funcionam nos domínios de produção, gerência e circulação os objetos discursivos postos em análise.


 "(...) toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro. Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em última análise, em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros". (Mikhail Bakhtin, Marxismo e Filosofia da Linguagem, 2010)